domingo, 14 de outubro de 2012

As possibilidades de intervenções do professor de crianças que estão no processo inicial da construção do conceito de número

 A criança constrói o conhecimento matemático por meio das relações vivenciadas por ela no espaço em que vive.
        O conhecimento matemático não se limita apenas à aprendizagem de cálculos e técnicas, mas está relacionado à oralidade, que faz necessário, no nosso caso, o uso da língua portuguesa, pois ela serve como caminho entre o pensamento e as representações, mantendo a ligação entre ideia e palavra, entre escrita e compreensão e para que haja a comunicação do raciocínio lógico-matemático aprendido pela criança.
        Nas séries iniciais do ensino fundamental, deve-se ter como estratégias principais o uso de jogos e resolução de problemas, pois por meio deles há maior facilidade em aprender o conteúdo trabalhado.
        Cabe ao professor planejar e elaborar situações que envolvam números, raciocínio, cálculos de forma significativa para os alunos.
        Para se ter um bom trabalho que envolva situações problemas, faz-se necessário trabalhar com situações que envolvam o cotidiano das crianças, utilizando diversas formas de representação (desenho, gráficos, material concreto, como por exemplo: palitos), para que ocorra uma aprendizagem significativa, uma vez que não basta trabalhar com o lúdico, pois é preciso que cada atividade proposta pelo professor tenha uma intenção pedagógica, que colabore na construção de novos conhecimentos dos alunos.
        O professor precisa provocar seus alunos, instigá-los a novas descobertas, precisa partir daquilo que já faz parte do meio ao qual o aluno pertence e questioná-lo a fim de novas percepções, de acordo com sua faixa etária. Esse procedimento permitirá que o aluno faça descobertas, comparações, organize seu pensamento e situe-se espacialmente, expressando suas conclusões.
        Com ações planejadas e contextualizadas que considerem o conhecimento prévio das crianças, o professor conseguirá desenvolver suas competências matemáticas e linguísticas.
        Os conceitos matemáticos fazem parte de diversas experiências que as crianças vivem em seu dia-a-dia, em diferentes espaços; cabe ao professor identificar os momentos nos quais é possível realizar uma intervenção para associar esses conceitos às situações de forma clara para as crianças, evidenciando a relação dos conceitos matemáticos à prática na situação que está ocorrendo, por exemplo, quando um grupo de crianças deseja dividir entre eles uma determinada quantidade de peças de um brinquedo de montar: A partir dessa situação, o professor já poderá trabalhar de maneira bastante significativa a adição, a divisão... Essa abordagem prática permitirá que os alunos se familiarizem mais facilmente com a matemática, percebendo-a como algo real e concreta, para então conceber o conceito do abstrato.
        O professor deve trabalhar com seus alunos de modo que eles percebam a diferença entre as letras e os números e as funções dos números: localização, identificação, ordenação, quantificação. Tudo isso pode ser trabalho com conceitos do cotidiano dos alunos: a localização do endereço da escola, a ordem das salas de aulas ou das carteiras na classe, a identificação dos números do telefone da escola, a quantidade de alunos na sala de aula.
        É importante também mostrar a função do número zero, a diferença que ele proporciona estando à esquerda ou a direita de um número, presente na adição ou na multiplicação de um problema, e em diversas outras situações, eliminando assim a ideia de que o zero nada significa ou jamais denota algum valor.
        O professor pode propor trabalhos coletivos, sendo o escriba da turma, explorando as representações que os alunos propõem: a escrita, a pictórica, a numérica ou o uso combinado entre elas.
        Utilizando-se de diversas estratégias e intervenções, o professor, enquanto mediador na interação dos alunos que estão construindo novos saberes terá fundamental papel no processo inicial da construção do conceito de número, e a cada elucidação, a cada descoberta, gradativamente os conceitos matemáticos serão compreendidos pelos alunos e eles passarão a perceber a presença da matemática nas diversas situações do seu cotidiano, descobrindo o sentido de utilizar os números para representar esses conceitos, fazendo real uso da matemática como uma competência comunicativa e de pensamento nas mais diversas situações.

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