Registro após aplicação de
atividade utilizando ábaco
A
criança para quem foi proposta a atividade com ábaco afirmou que já havia visto
um ábaco que pertencia a uma colega de classe, mas não sabia como utilizá-lo.
Após conhecê-lo ela compreendeu seu funcionamento facilmente, e logo fez
deduções, tais como: “quando tiver dez peças de unidades eu posso colocar uma
peça nas dezenas”.
O
“Jogo do nunca” proposto na atividade contribuiu para que a criança
compreendesse as casas decimais e suas possibilidades no ábaco. Ao responder a
primeira questão sobre o jogo na atividade, questão “a”, a criança já havia
compreendido que quando reunir dez peças nas unidades, ela precisa trocar essas
dez peças por uma nas dezenas, e ao responder por escrito, afirmou que “cada jogador
tem que colocar 10 pinos nas unidades, dezenas e centenas”. Respondeu ainda que
“a última poderá colocar um pino porque é a quantidade maior”, referindo-se à
unidade de milhar, que reconheceu como a maior quantidade, e deduziu que
pode-se colocar apenas uma peça no grupo de milhar porque nesse momento há um
vencedor e o jogo está encerrado.
Ao
responder a segunda questão, a criança compreendeu que o total de pontos
obtidos correspondia ao total de unidades, e para responder as questões “b” e
“c”, efetuou contas para chegar aos resultados esperados, e os alcançou com
êxito, pois já dominava a operação necessária para a realização dos cálculos.
No
preenchimento da tabela que precedeu a segunda questão, a criança não teve
qualquer dificuldade em preenchê-la, observou o exemplo, compreendeu-o e logo
preencheu a tabela corretamente.
Ao
responder o item “a” da segunda questão, a criança seguiu o exemplo presente na
atividade e resolveu o exercício de maneira correta, bem como o item “b” da
segunda questão, que trazia a mesma proposta mas com números ainda não vistos
na atividade.
A
criança, aluno do terceiro ano do ciclo I do ensino fundamental, conseguiu
realizar o proposto na atividade com êxito.
Perguntas sobre a
representação dos números no ábaco
As
seguintes perguntas têm o objetivo de propor reflexão sobre as possibilidades
de representação do número solicitado no ábaco. São direcionadas à uma criança
de 8 a 9 anos, que está no quarto bimestre do terceiro ano do ciclo I do ensino
fundamental, já compreende o sistema de numeração decimal, já conhece o ábaco e
já realizou atividades com ábaco.
Espera-se
que o aluno use de seu conhecimento prévio sobre os números e as operações,
faça reflexões e utilize seu raciocínio para responder as questões propostas.
1- Como
pode-se representar o número 471 no ábaco?
2- Se
somarmos duas dezenas à quantidade anterior, como representaremos o resultado
no ábaco?
3- Se
subtrairmos três centenas do resultado que foi representado no ábaco depois da
segunda questão, como ficarão as peças no ábaco agora?
4- E
agora, depois da terceira questão, quantas unidades preciso somar para representar o número 198 no ábaco?
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