segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Registro das atividades que utilizam ábaco

Segue abaixo as atividades que utilizam ábaco, realizadas por um aluno do terceiro ano.

 
 
 
 
Registro após aplicação de atividade utilizando ábaco
A criança para quem foi proposta a atividade com ábaco afirmou que já havia visto um ábaco que pertencia a uma colega de classe, mas não sabia como utilizá-lo. Após conhecê-lo ela compreendeu seu funcionamento facilmente, e logo fez deduções, tais como: “quando tiver dez peças de unidades eu posso colocar uma peça nas dezenas”.
O “Jogo do nunca” proposto na atividade contribuiu para que a criança compreendesse as casas decimais e suas possibilidades no ábaco. Ao responder a primeira questão sobre o jogo na atividade, questão “a”, a criança já havia compreendido que quando reunir dez peças nas unidades, ela precisa trocar essas dez peças por uma nas dezenas, e ao responder por escrito, afirmou que “cada jogador tem que colocar 10 pinos nas unidades, dezenas e centenas”. Respondeu ainda que “a última poderá colocar um pino porque é a quantidade maior”, referindo-se à unidade de milhar, que reconheceu como a maior quantidade, e deduziu que pode-se colocar apenas uma peça no grupo de milhar porque nesse momento há um vencedor e o jogo está encerrado.
Ao responder a segunda questão, a criança compreendeu que o total de pontos obtidos correspondia ao total de unidades, e para responder as questões “b” e “c”, efetuou contas para chegar aos resultados esperados, e os alcançou com êxito, pois já dominava a operação necessária para a realização dos cálculos.
No preenchimento da tabela que precedeu a segunda questão, a criança não teve qualquer dificuldade em preenchê-la, observou o exemplo, compreendeu-o e logo preencheu a tabela corretamente.
Ao responder o item “a” da segunda questão, a criança seguiu o exemplo presente na atividade e resolveu o exercício de maneira correta, bem como o item “b” da segunda questão, que trazia a mesma proposta mas com números ainda não vistos na atividade.
A criança, aluno do terceiro ano do ciclo I do ensino fundamental, conseguiu realizar o proposto na atividade com êxito.
 
Perguntas sobre a representação dos números no ábaco
As seguintes perguntas têm o objetivo de propor reflexão sobre as possibilidades de representação do número solicitado no ábaco. São direcionadas à uma criança de 8 a 9 anos, que está no quarto bimestre do terceiro ano do ciclo I do ensino fundamental, já compreende o sistema de numeração decimal, já conhece o ábaco e já realizou atividades com ábaco.
Espera-se que o aluno use de seu conhecimento prévio sobre os números e as operações, faça reflexões e utilize seu raciocínio para responder as questões propostas.
1-    Como pode-se representar o número 471 no ábaco?
2-    Se somarmos duas dezenas à quantidade anterior, como representaremos o resultado no ábaco?
3-    Se subtrairmos três centenas do resultado que foi representado no ábaco depois da segunda questão, como ficarão as peças no ábaco agora?
4-    E agora, depois da terceira questão, quantas unidades preciso somar para  representar o número 198 no ábaco?


Um comentário:

  1. Borgata Hotel Casino & Spa | DrmCD
    Borgata Hotel 영주 출장샵 Casino & Spa · Borgata Hotel Casino & Spa 나주 출장마사지 · Borgata Hotel Casino & Spa, Atlantic City 밀양 출장샵 · 수원 출장샵 Borgata Hotel Casino & Spa, Atlantic City 춘천 출장안마

    ResponderExcluir