O
autor Zoltan Paul Dienes estabelece seis etapas para a aprendizagem em
matemática. Para ele é a partir da língua materna que se constrói conhecimento.
As seis etapas proposta por Dienes
fazem uma análise sobre o processo de abstração.
Na primeira etapa o autor considera
a adaptação ao meio, que proporciona a capacidade de dominar as situações desse
ambiente. Ele chama essa adaptação inicial de “fase do jogo livre”, e afirma
que "Todos os jogos infantis representam
uma
espécie de exercício que permite à criança
adaptar-se a situações que terá de encontrar em sua vida futura" (Dienes,
1986). Pode-se trabalhar por exemplo, com blocos lógicos, material dourado para
apresentar o conceito de unidades e estimular o raciocínio.
A segunda etapa refere-se às restrições com as quais
a criança precisa aprender a lidar, essas restrições podem ser trabalhadas por
meio das regras dos jogos.
A
terceira etapa propõe o “jogo do isomorfismo”, brincando com os jogos a criança
perceberá as semelhanças e diferenças entre os jogos praticados e realizará uma
abstração.
A quarta etapa refere-se à representação, já que a
criança necessita de um processo de representação, para falar sobre o que
abstraiu, refletir sobre os jogos. Pode-se utilizar uma tabela ou um diagrama,
por exemplo.
A quinta etapa trata da descrição de
uma representação. Sugere que nesse nível de abstração a criança consegue
extrair propriedades de uma representação, utilizando de uma linguagem para
realizar a descrição.
A
sexta etapa aborda a demonstração, compreensão das propriedades e/ou
reconstrução de fórmulas. O objetivo final da aprendizagem matemática de uma
estrutura, para o autor, é a manipulação de um sistema formal que reconheça um
sistema de axiomas (hipóteses
iniciais das quais outros enunciados são logicamente derivados), demonstrações
e teoremas.
Na
educação infantil a aprendizagem da matemática concentra-se o diálogo entre
adultos e crianças, no modo como elas respondem perguntas, resolvem situações
problema, e constituem ideias matemáticas. A aprendizagem da matemática na
faixa etária de 0 a 6 anos deve ser feita com brincadeiras e jogos de construção
e/ou regras.
Trabalhando
com os conceitos de Dienes pode-se concretizar a aprendizagem da matemática
desenvolvendo as habilidades e competências das crianças, não apenas
matemáticas mas também os mais diversos conteúdos, competências e habilidades.
Já o autor Malba
Tahan em seu livro O homem que calculava
propõe para o ensino de matemática problemas, quebra-cabeças e curiosidades
da matemática. Com um personagem chamado Beremiz Samir o autor demonstra como a matemática
está presente nas mais diversas situações do meio social e como a matemática
torna-se imprescindível.
Tahan
demonstra como a matemática cerca tudo ao redor de todos e de qualquer espaço.
Por meio da ficição o autor conquista o leitor com um clima de aventura e
romance ao mesmo tempo em que ensina matemática.
Bibliografia
DIENES,
Z. P. As seis etapas do processo da aprendizagem em matemática. São Paulo: EPU
– Editora Pedagógica Universitária, 2008.
TAHAN,
Malba. O homem que calculava. Rio de Janeiro: Editora Record. 2001.
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