domingo, 28 de outubro de 2012

Técnicas e propostas para o ensino da matemática


O autor Zoltan Paul Dienes estabelece seis etapas para a aprendizagem em matemática. Para ele é a partir da língua materna que se constrói conhecimento.
            As seis etapas proposta por Dienes fazem uma análise sobre o processo de abstração.
            Na primeira etapa o autor considera a adaptação ao meio, que proporciona a capacidade de dominar as situações desse ambiente. Ele chama essa adaptação inicial de “fase do jogo livre”, e afirma que "Todos os jogos infantis representam uma
espécie de exercício que permite à criança adaptar-se a situações que terá de encontrar em sua vida futura" (Dienes, 1986). Pode-se trabalhar por exemplo, com blocos lógicos, material dourado para apresentar o conceito de unidades e estimular o raciocínio.


A segunda etapa refere-se às restrições com as quais a criança precisa aprender a lidar, essas restrições podem ser trabalhadas por meio das regras dos jogos.
            A terceira etapa propõe o “jogo do isomorfismo”, brincando com os jogos a criança perceberá as semelhanças e diferenças entre os jogos praticados e realizará uma abstração.

 
A quarta etapa refere-se à representação, já que a criança necessita de um processo de representação, para falar sobre o que abstraiu, refletir sobre os jogos. Pode-se utilizar uma tabela ou um diagrama, por exemplo.
            A quinta etapa trata da descrição de uma representação. Sugere que nesse nível de abstração a criança consegue extrair propriedades de uma representação, utilizando de uma linguagem para realizar a descrição.
            A sexta etapa aborda a demonstração, compreensão das propriedades e/ou reconstrução de fórmulas. O objetivo final da aprendizagem matemática de uma estrutura, para o autor, é a manipulação de um sistema formal que reconheça um sistema de axiomas (hipóteses iniciais das quais outros enunciados são logicamente derivados), demonstrações e teoremas.
            Na educação infantil a aprendizagem da matemática concentra-se o diálogo entre adultos e crianças, no modo como elas respondem perguntas, resolvem situações problema, e constituem ideias matemáticas. A aprendizagem da matemática na faixa etária de 0 a 6 anos deve ser feita com brincadeiras e jogos de construção e/ou regras.
            Trabalhando com os conceitos de Dienes pode-se concretizar a aprendizagem da matemática desenvolvendo as habilidades e competências das crianças, não apenas matemáticas mas também os mais diversos conteúdos, competências e habilidades.
            Já o autor Malba Tahan em seu livro O homem que calculava propõe para o ensino de matemática problemas, quebra-cabeças e curiosidades da matemática. Com um personagem chamado Beremiz Samir o autor demonstra como a matemática está presente nas mais diversas situações do meio social e como a matemática torna-se imprescindível.
            Tahan demonstra como a matemática cerca tudo ao redor de todos e de qualquer espaço. Por meio da ficição o autor conquista o leitor com um clima de aventura e romance ao mesmo tempo em que ensina matemática.

Bibliografia

DIENES, Z. P. As seis etapas do processo da aprendizagem em matemática. São Paulo: EPU – Editora Pedagógica Universitária, 2008.

TAHAN, Malba. O homem que calculava. Rio de Janeiro: Editora Record. 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário