domingo, 28 de outubro de 2012

Cálculo Mental


Conta-se a história que no século XVIII, na Alemanha, um menino de três anos já sabia ler, contar e conseguia corrigir uma soma que seu pai fizera.Aos dez anos, tendo o professor mandado calcular a soma de todos os números inteiros de um a cem,de imediato deu a sua resposta;5050.Karl Friedrich Gaus, nasceu em 1777.

Assim ficou conhecido como o príncipe dos matemáticos.
Karl Friedrich Gaus conhecido como o príncipe dos matemáticos.     


Mas como ele fez o cálculo tão rápido.

Porque o cálculo mental não é todo "feito de cabeça" mas com a cabeça.          


O Cálculo Mental é utilizado para calcular a ordem de grandeza.

Ao saber utilizar poderá ajudar a criticar um resultado obtido.

Cada um tem sua própria maneira de pensar e desenvolver mentalmente

sua estratégia de cálculo.

Cálculo Mental então é transpor conceito abstrato para o concreto, facilitando a compreensão do sistema de numeração decimal, fazer uso das propriedades de adição, subtração, facilitar descobertas para as operações básicas, ou seja, tem como objetivo desenvolver destrezas numéricas e o raciocínio lógico.

O cálculo Mental é um raciocínio que parece ser totalmente desorganizado, mas é apoiado nas propriedades das operações básicas e no sistema de numeração, mesmo de forma inconsciente.

É um cálculo que não é muito utilizado nas escolas, mas deve ser incentivado nas séries inicias, pois é um recurso que facilita a compreensão dos diversos conceitos matemáticos. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática enfatizados a necessidade de ampliação dos diferentes procedimentos e tipos de cálculo mental ou escrito.

Crianças que conseguem decompor um número mostram que conseguem compreender o princípio aditivo e o valor posicional do sistema de numeração.

Então o cálculo mental faz com que os alunos desenvolvam suas próprias técnicas, não ficando limitados a um único processo.

Na adição, por exemplo: elas percebem que podem trocar a ordem das parcelas que o resultado não se altera.

Para utilizar o cálculo mental podemos começar de várias formas:

_Treinar a contagem de 2 a 2, 3 a 3, 4 a 4,...

_Treinar também somas e diferenças de dois números.

_Jogar com as diferentes maneiras de arranjar qualquer número exemplo:

6=6+0=5+1=4+2=3+3=2+4=1+5=0+6=6x1=3x2=1x6=2x3=8-2=10-4=.....

-Decompondo um número qualquer, número representado pela soma das unidades, dezenas, centenas,...

-Aplicar as propriedades aplicadas nas operações já conhecidas.

Quando as crianças aprendem a calcular, elas se sentem mais seguras ao enfrentar situações problemas, apresentando autonomia e uma capacidade mais ampla de escolher  o caminho para solucionar o problema.

Nas escolas a aplicação do conceito do Cálculo Mental favorece tanto á aprendizagem individual quanto coletiva. Ajudando o aluno a organizar seus pensamentos, a expressá-lo diante dos colegas, aumentando o seu grau de articulação, verbalização, comparação dos diferentes procedimentos, enriquecendo no geral a capacidade de cálculo mental de cada um.

Algumas sugestões de atividades lúdicas podem ser introduzidas aos alunos, exemplo: o baralho infantil, apesar de não ser algo convencional, jogos que restringem num primeiro momento somente a seqüência numérica, adição, subtração, dominós e etc.

Jogo de Dominó que estimula o cálculo mental e raciocínio lógico-matemático.

Podem ser utilizado em casa ou na sala de aula em crianças que estejam na fase inicial do aprendizado.

Muitas habilidades são adquiridas com o uso do cálculo mental: raciocínio-lógico, capacidade de verificar e analisar seus próprios erros, lidar com desafios, etc.

Alguns procedimentos de cálculo mental

Na adição

Exemplo:

Calcular primeiro as dezenas exatas e os números que formam dezenas.
          
 

 
Na subtração

Exemplo:
            Arredondar e depois fazer a compensação.


Exemplo:
            Decompor o subtraendo (valor que será subtraído).


Exemplo:
            Alterar o minuendo para evitar o "empresta um".


Exemplo:
            Agrupar as parcelas em unidades, dezenas e centenas.


Explorar a idéia da adição. Ex.: 400 - 160. Quanto falta em 160 para chegar a 400? Para 200 faltam 40; de 200 para 400 faltam 200. A resposta é 240.

Na multiplicação

Exemplo:
            Decompor um dos fatores.

Na divisão

Exemplo:
            Fazer simplificações sucessivas:


Algumas atividades que podem ser aplicadas na sala de aula.
 
 
 
 
 
O aluno que traz consigo a habilidade do cálculo mental se torna uma pessoa eficiente e eficaz na resolução de situações problemas. Mas isso não é motivo para deixar de lado os cálculos envolvendo algoritmos (escritos), pois devemos considerar os dois procedimentos essenciais para o desenvolvimento educacional do estudante.
Também há muitos materiais didáticos que podem auxiliar os alunos, ajudando-os a entender os conteúdos e a resolução das situações problemas que vão surgindo na aprendizagem. Esses materiais são divididos em dois grupos:
- Os não estruturados, que não tem definição determinada, mas pode ser bem utilizado dependendo da criatividade do professor. Exemplo: bolas de gude, carretéis, tampinhas de garrafas, palito de sorvete e outros.
Bolas de gude
Tampinhas de garrafa


Estruturados que apresentam ideias definidas. Exemplo:

Geoplano



O geoplano representa um espaço geométrico no qual, por meio de pregos, se marcam pontos. Entre os pregos utilizam-se elásticos para representar as situações em concreto.

O ábaco

 
O Soroban, um tradicional instrumento de cálculos matemáticos desenvolvido no Japão, que nasceu há mais de 2500 anos, e é utilizado em quase todos os países.
Um instrumento que mais parece um brinquedo, mas na verdade pode ser mais rápido que uma calculadora. É um instrumento para calcular (chamado ÁBACO), capaz de efetuar operações matemáticas com números negativos, decimais, raiz quadrada, cúbica, auxilia no desenvolvimento do cálculo Mental.
 
MATERIAL DOURADO
O Material Dourado ou Material de Contas Douradas, pois inicialmente a sua forma eram de contas douradas.
Este material pode ser usado para explorar a estrutura do sistema de numeração, os algoritmos associados as quatro operações básica (adição, subtração, multiplicação e divisão).
 

 

Há também muitos outros como o material Cuisenaire, os Blocos Lógicos, o Tangran, etc.

Esses materiais despertam a curiosidades e estimulam os alunos a perguntar, descobrir semelhanças e diferenças, a criar hipóteses e chegar ás próprias soluções. São materiais que devem ser direcionados pelos professores para garantir a aprendizagem, tanto nas soluções de problemas encontrados no dia a dia quanto na escola.

O cálculo Mental é uma habilidade que muitas crianças aprendem em sua própria realidade, mesmo antes de ir para a escola. Mas ao chegar à escola o professor deve avaliar cada um em seu conhecimento, aproveitando esse conhecimento informal e fazer ponte para novos exercícios.  Ensinando novos caminhos de aprendizagem para desenvolver mentalmente seu cognitivo, construindo assim seu saber matemático.

O Cálculo Mental também é utilizado em muitas competições, algumas mundialmente, como a Copa do Mundo de Cálculo Mental. Essa copa é realizada na Alemanha entre os dias 29 de Setembro e 1º de Outubro. Nesse ano teve um vencedor japonês chamado Naofumi Ogasawara, professor de Ábaco. Ele venceu três dos seis desafios da competição: adição, raiz quadrada e calculador mais versátil (no qual os participante recebem tarefas aleatórias). O japonês além de ter sido o mais rápido de todos, bateu o recorde mundial e resolveu os problemas propostos em três minutos e onze segundos.

Essa competição é realizada a cada quatro anos desde 2004, atraiu 32 matemáticos de 14 países. O Brasil não teve nenhum representante.
 Bibliografia:


revistaescola.abril.com.br › ... › MatemáticaNúmeros e operações

Globo.com

atosmatematicos.blogspot.com/2009/07/calculos-mentais.html

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