20 situações do cotidiano em que usamos a matemática:
·
Ao pagar, saber a quantidade de dinheiro dar e
saber se tem troco e quanto.
·
Nos
folhetos de supermercado, onde mostra o valor do produto, se caso esteja em oferta
eles colocam a porcentagem de desconto.
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Pagar
contas, receber salário, os descontos na conta bancária.
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Em uma
receita culinária, onde são selecionados os produtos certos. As frações e
números que representam a quantidade dos ingredientes.
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Cálculos em
obra de alguma construção, na planta do imóvel. A quantidade de funcionários
para a obra.
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No
futebol, soma de
gols, ou seja, do placar e o tempo do jogo.
·
No
sitio quando se têm vários animais, controle dos animais para não perder nenhum
deles. Contagem dos ovos da galinha. Das frutas colhidas.
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Placas
nas estradas, onde são mostrados os quilômetros a serem percorridos, quantos
quilômetros faltam para chegar ao destino.
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Na
padaria, quantidade de pãezinhos, ou as gramas de alguns outros alimentos desse
comercio.
·
Na lista
de material escolar, mostra as quantidades de cada item pedido.
·
Na
dosagem de algum remédio, quantidade de gotas a serem ministradas.
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Para
saber as horas.
·
Para
saber a nota da escola, quando o conceito é de: 0 á 10.
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Para ler
um livro, saber em que página do livro parou, quantas páginas faltam.
·
Quando se
usa o telefone, e digita o número da outra pessoa no telefone.
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Para
fazer algum investimento no banco, saber a taxa de juros.
·
Para
fazer gráficos.
·
Na
confecção de algum trabalho manual, onde se utilize a régua e os centímetros.
·
Quando se
compra roupa ou sapato, número de roupas e calçados.
·
Para digitar
os minutos no microondas.
Duas
situações que a professora pode trabalhar em sala de aula:
1° Situação:
Nos folhetos de supermercados, onde mostra o valor
dos produtos.
2° Situação:
Ao pagar, saber a quantidade
de dinheiro dar e saber se tem troco e quanto.
Brincadeira
de Mercadinho:
Faixa
Etária:
De
seis a oito anos, essa atividade é indicada para as series iniciais da escola,
ou seja, primeiro e segundo ano.
Proposta
A proposta é montar um mercadinho,
primeiro usando a primeira situação, a professora deve pedir que as crianças
tragam para sala de aula vários folhetos de supermercados com os preços dos
produtos. Ela deve sugerir na roda de conversa que os alunos observem e leiam
os preços dos produtos que estão no folheto, a professora deve prestar atenção
as estratégias de leitura e o diálogo entre eles nesse momento. Depois ela deve
desafiar os alunos a explicar:
-Como sabem que o número escrito no folheto
representa dinheiro?
-Os preços dos produtos são todos iguais?
-Como a gente sabe que um produto é mais caro que o
outro?
A professora deve propor que recortem e colem os
produtos do folheto, separando o que são alimentos e limpeza. Depois organizem
uma tabela usando os critérios de classificação utilizados no supermercado para
organizar os produtos.
Exemplo de panfleto de mercado, com preço dos produtos:
Depois desse primeiro passo, a professora deve
montar um mercadinho na escola, com embalagens de alimentos vazia, como caixas
de sucos, leites, pasta de dentes, salgadinhos e tudo que ela conseguir,
colocando o preço nas embalagens dos produtos.
Montado o mercadinho, ela separa as crianças em
grupo de três crianças e as convida para as crianças irem fazer compras no
mercado, ela deve dar dinheiro de mentira para os grupos, que com o dinheiro
limitado deve saber o que consegue comprar com aquele dinheiro, pagar e saber o
troco, ela pode fazer um caixa, com uma maquina registradora de brinquedo, e
revezar quem vai ficar como operador de caixa.
Modelo de algumas cédulas de mentira, para a
realização da atividade:
Objetivos
disciplinares
•Utilizar-se da recreação para aperfeiçoar o
aprendizado da soma;
•Ensinar a trabalhar em grupo e decidir em grupo;
•Utilizar a troca de conhecimento dos próprios
alunos com seus colegas de classe;
•Ajudar o aluno a perceber a matemática nas coisas
simples do dia-a-dia;
•Mostrar a necessidade de saber efetuar operações
de soma e subtração.
•Uso e função do dinheiro na sociedade
•Contagem de cédulas a partir do valor que possuem
Objetivos
interdisciplinares
•Estimular o aprendizado com o dia-a-dia;
•Estimular a criatividade;
•Ajudar o aluno a perceber o mundo como um todo;
•Mostrar de forma simples como é fácil utilizar a
soma e a subtração na hora de comprar objetos e também na hora de dar o troco
para o cliente;
•Ensinar a responsabilidade de corrigir os
exercícios dos colegas e passar confiança para eles.
Avaliação
da atividade
A avaliação é feita pela verificação da
participação, os registros, as estratégias usadas pelas crianças durante a
realização das atividades em relação aos seguintes aspectos:
•Percebem a organização dos produtos no
supermercado.
•Identificam os preços dos produtos comprados no
supermercado.
•Usam o dinheiro para vivenciar situações de compra
e venda.
Registros
da atividade
Conclusão
do grupo
A educação infantil é um espaço de
certa forma privilegiado para noções básicas de conteúdos matemáticos. Para
elas, o ensino dessa disciplina deve ter a finalidade de construir um saber que
capacite as crianças a pensar e a refletir sobre o seu cotidiano, sua realidade
social, para, dessa forma, intervir no intuito de transformá-los. Isso apenas
será possível se os mesmos encontrarem motivo e razão para aprender matemática.
E, mais que isso, gostar de aprender!
Segundo Piaget (1978), “O conhecimento lógico-matemático
é uma construção que resulta da ação mental da criança sobre o mundo,
construído a partir de relações que a criança elabora na sua atividade de
pensar o mundo, e também das ações sobre os objetos”.
Na educação
infantil a criança aprende a comparar, a medir o que é maior, pequeno, alto,
baixo, menor e essas aprendizagens ele traz para seu dia a dia. Através desse
método que se propiciam trocas de informações e situações que favorecem o
desenvolvimento dos alunos, podem criar e aprender noções e conceitos
matemáticos através de atividades lúdicas que atrai e explora mais a atenção e
reflexão das crianças.
A atividade lúdica representada pelas
brincadeiras de faz-de-conta, jogos que possuem regras, como os de tabuleiros
ou como aqueles que representam a sociedade, jogos didáticos, corporais, jogos
tradicionais, tudo isso amplia os conhecimentos infantis.
Na brincadeira proposta “Mercadinho” os
alunos tiveram uma vivencia com os números, com a operação de soma e subtração,
o que possibilitou e estimulou melhor a aprendizagem.
Através de brincadeiras pode-se Iniciar
a aprendizagem de conceitos de longe, perto, dentro, fora, em cima, em baixo,
atrás, na frente, ao lado, dentro, fora, cheio, vazio; discriminar na criança o
sentido de ontem hoje e amanhã; estimular o uso do raciocínio da criança;
classificação e nomeação de objetos pelas cores primárias (azul, amarelo e
vermelho), formas (círculo, triângulo e Quadrado), tamanho (grande e pequeno) e
quantidade (1 a 9); nomear e identificar iguais e diferentes; conceitos de
lateralidade: todo, dentro/fora, grande/pequeno, cheio/vazio, grosso/fino,
muito/pouco; organização espacial: antes/durante e depois, hoje/ontem/amanhã;
Jogos de raciocínio (quebra-cabeça e jogos de encaixe); Classificar e nomear objetos
pela cor, forma (círculo, triângulo e quadrado), tamanho e quantidade; Nomear
iguais e diferentes.
O grupo ficou satisfeito com o
resultado da atividade proposta. Percebemos que é importante para as
crianças na construção gradual do seu conhecimento, aprendendo aos poucos as
noções matemáticas, o uso e função do dinheiro na sociedade, a contagem
de cédulas a partir do valor que possuem, ajudou o aluno a perceber a
matemática nas coisas simples do dia-a-dia, mostrou a necessidade de saber
efetuar operações de soma e subtração, entre outras coisas.
As conclusões, que pudemos inferir da
atividade vivenciada é a de ressaltar a importância de se trabalhar a linguagem
matemática de forma que envolva as situações de sala de aula, as vivências e
experiências das crianças também fora da escola.
Em síntese, consideramos que a
experiência realizada foi muito boa e oportunizou as crianças não só incentivos
e construção lógica da linguagem matemática, como também outras áreas como
desenvolvimento motor com atividades lúdicas que despertam a atenção e
interesse dos alunos.
O ensino de matemática nos anos
iniciais tem mostrado grande desenvolvimento e interesse das crianças em
aprender numerais, quantidades, formas e assim o professor tendo que ampliar
sua abordagem metodológica para enriquecer o conhecimento infantil.
Pudemos verificar que uma das formas de
viabilizar o ensino da matemática na Educação Infantil é através das atividades
lúdicas, envolvendo jogos e brincadeiras, como a brincadeira que foi proposta,
o mercadinho, pois as mesmas propiciam trocas de informações, criam situações
que favorecem o desenvolvimento da sociabilidade, da cooperação e do respeito
mútuo entre os alunos, o reconhecimento que as atividades corporais podem se
constituir numa forma das crianças aprenderem noções e conceitos matemáticos a
partir da Educação Infantil.
Muito bom!!!!!!
ResponderExcluirAmei!!!!
ResponderExcluirruim
ResponderExcluirera para me ajudar no meu trabalho de matemática
ResponderExcluirmt ruimmmmmmmmmmmmmmmmm
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